sábado, abril 30, 2005

Sobrenatural

Um dos grandes enigmas de meus primeiros anos, além do enigma do nascimento, foi o mecanismo da descida dos brinquedos de Natal através da chaminé. Eu arquitetava objeções bizantinas a propósito dos brinquedos demasiado grandes poderem logicamente passar pela chaminé, tendo Papai Noel os largado do alto. [...]
Quando fiquei sabendo que as crianças se formavam no ventre [...]e o mistério do Natal me foi revelado, tive a impressão de alcançar uma espécie de maioridade; isso se confundiu em mim com a noção de idade da razão, época que – em princípio – se recebe o primeiro grau de iniciação. Desde que soube o que era a gravidez, o problema do parto se colocou para mim de maneira análoga ao colocado pela vinda dos brinquedos pela chaminé: como podem passar os brinquedos? Como podem sair as crianças?

Michel Leiris, "A idade viril".
Cosac & Naify, 2003

Nenhum comentário: