quinta-feira, janeiro 12, 2006

Sem truques

Já se vão quase dez anos em que eu fiz uma grande viagem pela Europa. Visitei França, Alemanha, Espanha, Itália e Suíça, além de Mônaco. Dessa viagem, uma das coisas que vi sempre me volta à cabeça quando estou passando por um período ruim, e o engraçado é que, na época, eu não dei tanta importância - isso é, eu vi, me admirei, e passei para a atração seguinte.
Foi num museu alemão, numa das muitas cidades alemãs que eu visitei. Era um quadro de um pintor cujo nome não guardei. A pintura se chamava "A alma humana". Quando você olhava pelo rabo do olho, o quadro retratava um monge ajoelhado, rezando, muito compenetrado. Mas, se você se virasse de frente, veria apenas um homem fazendo uma careta de raiva enquanto espremia um limão.

Nenhum comentário: