sexta-feira, agosto 18, 2006

Eau du soufre



"As gárgulas são desaguadouros, ou seja, são a parte saliente das calhas de telhados que se destina a escoar águas pluviais a certa distância da parede e que, especialmente na Idade Média, eram ornadas com figuras monstruosas, humanas ou animalescas, comumente presentes na arquitetura gótica.
Acreditava-se que as gárgulas eram os guardiões das catedrais e que, durante a noite, ganhavam vida." Wikipedia

Quando conheci Paris - e, especificamente, Notre Dame - fiquei fascinada pela gárgulas. Para o cristianismo, elas são as guardiãs das igrejas e afugentam todos os espíritos malignos que delas se aproximem. Seu aspecto sinistro serve para repelir os hereges e lembrá-los do poder de Deus na proteção dos seus.

Gárgulas são fruto da arquitetura da Idade Média. A lenda diz que elas soltam silvos quando se aproxima o Mal (esteja ele visível ou não). Ou você acha que aquele som que se escuta nas naves das catedrais medievais é apenas o vento?

Elas estão em alguns poucos castelos espalhados pela França, principalmente na Normandia. Nesses, as torres são redondas - dizem que o diabo se esconde nos cantos. Torres redondas não têm cantos, e assim o diabo não tem onde se esconder.

Quantas boas idéias e invenções para nos alertar da presença do Mal. Nada disso, porém, vem instalado nos celulares, notebooks e palms, atualmente.
Uma pena.

Um comentário:

Lys disse...

Discordo, Suzana. As "gárgulas" dos celulares se chamam BINA! Protegem-nos de gente indesejada - ou não?

Beijo!