quarta-feira, agosto 30, 2006

Dicas para escrever bem

* Evite ao máx. a utiliz. de abrev., etc.
* não esqueça as maiúsculas no início das frases.
* Evite lugares-comuns como o diabo foge da cruz.
* Anule aliterações altamente abusivas.
* O uso de parênteses (mesmo quando for relevante) é desnecessário.
* Estrangeirismos podem parecer cool, mas dê sempre preferênca a palavras de origem portuguesa.
* Evite o emprego de gíria, mesmo que fique maneiro.
* Palavras de baixo calão podem transformar o seu texto numa merda.
* Nunca generalize: generalizar é um erro em todas as situações.
* Não abuse das citações. Como costuma dizer um amigo meu: "Quem cita os outros não tem ideias próprias".
* Seja mais ou menos específico.
* A voz passiva deve ser evitada.
* Exagerar é cem milhões de vezes pior do que a moderação.
Evite mesóclises. Repita comigo: "mesóclises: evitá-las-ei!"
* Analogias na escrita são tão úteis quanto chifres numa galinha.
* Não abuse das exclamações! Nunca!!! O seu texto fica horrível!!!!!
* Seja incisivo e coerente, ou não.
* Frases incompletas podem causar.

Copiei do Agá, que achou no André. Como eu leio ambos, estou em casa :o)

2 comentários:

anouska disse...

rá! esse meu professor deu pra gente em inglês no mestrado para fazer análise de gênero... mas é sempre bom relembrar... becitos

Anônimo disse...

Suzana,
olha só!
você sabia que o André é meu marido?
:P
eita mundinho blogueiro pequeno né?
haha
beijoca