segunda-feira, setembro 11, 2006

"Onde se aquecem os músculos..."*



Tento agora [...] escrever este livro híbrido, meio de memórias ou manual de estilo e romance, que também poderia se chamar, nos tempos da Cavalaria Andante, Manual de serviço ou arte de cavalgar qualquer sela.
Começo por dizer que você aprende coisas incríveis com as pessoas mais inesperadas. Conheço um escritor que aprendeu com o seu gato a abocanhar um assunto. O bichano ficava horas a fio imóvel, olhando fixamente qualquer coisa que não se via no jardim, na incrível paradeza dos felinos, e súbito dava um salto surpreendente, abocanhando um passarinho. Assim é que se acha uma boa metáfora, procurada às vezes por anos, me disse ele. [...]
Você precisa viver muito, cheirar muito, ouvir muito, ver a apalpar muito, ouvir o batimento de seu coração para fazer uma bela e contundente metáfora. [...]
Conheci um grande poeta que era ao mesmo tempo um bom prosador que me disse duas verdades: uma poesia só é boa quando se aproxima da grande prosa e uma prosa só é boa quando se aproxima da grande poesia.[...] Um dia eu lhe perguntei como conseguia as suas belas, precisas e preciosas metáforas, e ele me veio com outra comparação. Me disse que procedia como os bons namorados e os bons pescadores: ia semeando aqui e ali vários anzóis, e de vez em quando experimentava um. Quando menos esperava, fisgava um belo peixe. Como era um perito na ars amandi, reconheci nele fé pública.

Autran Dourado, "Breve manual de estilo e romance"
Editora UFMG, 2003

*"...e assuntos correlatos" é o nome do primeiro capítulo desse livrinho que achei abandonado entre estantes lá de casa.

Nenhum comentário: