quinta-feira, maio 14, 2009

...

E aí eu ouvi, sem rodeios: "Vamos sair?" E eu desconversei, e disse um "Vamos" beeem vago. Não estou a fim. Porque há tempos eu me acho um fracasso. Uma enganação. E enganações não precisam (pra quê?) nem fazer as sobrancelhas. Pintar as unhas? Botar as lentes? Nada. A roupa que me faz parecer minha mãe tá mais do que bom. Jogo a mancheias vidros de esmalte no lixo - todos já vencidos. Batons envelhecem em massas malcheirosas ainda com o lacre.

Pra que sair? E ainda o medo. De o cara ser uma maravilha mas terminar como meu ex-marido, a achar-se no direito de dar tapinha de amor que dói. Ou maltratar as meninas. Outra montanha-russa emocional. Outra longa fase de recuperação. Começar tudo de novo.

Escolher, batalhar, investir, chorar cansa.
E eu ando muito, muito cansada. E, sinceramente, morta de medo de viver.

Um dos amigos a quem mandei mensagem esses dias - foram cinco pessoas, que sempre me davam um ângulo novo a cada rasteira que eu levava da vida - me escreveu anos atrás (é, já são anos):

"A tela da mensagem em branco e eu olhando e pensando: o que eu poderia escrever para alegrar uma amiga triste? Os elogios já estão repetitivos. Ela nem mais os comenta. Procuro a foto para inspirar-me. Lá está o sorriso, mas onde encontrá-lo? Não ter controle da situação é ruim, vira-se um mero espectador. Nem sei qual assunto a deixaria alegre. Difícil, encontro-me numa sinuca de bico e a chance de matar a bola sete depende do acerto das três tabelas.
Acho que vou tirar a roupa e pular pelado na varanda."

Rapaz, como eu sinto falta desse povo.

5 comentários:

cris disse...

olha, su, eu resolvi assim: séquisso. esse é o meu critério. envolvimento emocional bem pequeno. nunca fiqueisozinha desde a separação - e hoje eu tenho uns dois fixos. agora: amor [como aqueles de romance], paixão [com P maiúsculo], to fora. parece muito pragmático, mas pra mim foi a melhor coisa. eliminei a parte chata da coisa. tem carinho e tem amizade. pra mim tá de bom tamanho. até agora esse modelo tem funcionado. mas cada um tem que achar o que é melhor. ficar em casa, com a roupa que podia ser da mamãe é que não dá. bora se animar, anda. bjs!

. disse...

Não.me.fala.de.unhas.e.sobrancelhas.e.
séquiço.porque.eu.to.cansada.demais.pra.tudo.isso.

Ana Cecília Moura disse...

É, minha querida, tb fiquei péssima. Não pelos motivos supostos, no entanto. Deprimi pq percebi que jamais escreverei tão bem como vcs. Vc e seu amigo-sinuca-de-bico...
Em relação ao seu cansaço, calma, ele tem cura. Dê uma chance pro rapaz. Se o cansaço deixar, dê uma para vc também. Tô na torcida.

BethS disse...

Me vi no espelho com esse texto. Porque meu amor morreu e estou trancada tambem, pra vida em geral. Nada me interessa, nem eu mesma. Aí não quero sair porque me acho um fiasco, mas as vezes vou e ate que acho bom e me divirto - e digo pra mim mesma que vou me lembrar disso na proxima vez... e aí de novo fico em casa, etc - num ciclo vicioso sem sentido e sem saida.
que coisa, né?
Beijo pra ti.

Anônimo disse...

desculpa, só consigo me concentrar e uma coisa por vez... pular pelado na varanda?