sábado, dezembro 20, 2008

Quase ao fim



Em novembro, um deslizamento de terra matou um dos cachorros dos meus pais. Então, meu pai chamou a Prefeitura que foi lá, cutucou bem tudinho e disse que estava tudo ok. Não estava. Uma obra clandestina do único vizinho dos meus pais num raio de quilômetros desviou um curso d'água para a direção de uma imensa rocha. Nas chuvas que se seguiram, o terreno já fofo afundou de vez e a pedra rolou encosta abaixo. Meus pais não estavam em casa. A pedra bateu à porta da cozinha e levou metade da casa - só parou no ribeirão que dá as boas-vindas a quem chega ao sítio.

E então eu fiquei subindo e descendo a serra. Por quase dois meses. Larguei minha casa, meu trabalho e minhas filhas para ver meu pai completamente aturdido revirando, com a ponta da bengala, os restos enlameados de seu álbum de casamento. Seus documentos, diplomas, certificados. As fotos da infância dos seus filhos e netos. As fotos de infância de seus pais. Seus preciosos livros já sem as letras nas páginas amolecidas pela chuva.

Eu ouvi meu pai chorar por dentro. Um choro quente, desesperado, cheio de porquês. Minha mãe não esboçou nenhuma reação. Apagou-se como uma vela já no fim e só acordou no hospital, o rosto muito pálido refletindo o que fazer para recuperar o que foi perdido - em alguns casos, para sempre.

Com somente a roupa do corpo e nada mais, no meio daquele frio todo, meu pai olhou no fundo dos meus olhos e murmurou: "Que bom que você não estava aqui com as meninas. Que bom que nós não estávamos aqui. Que bom que você está aqui agora." Naquele momento, ganhei o único presente de Natal que esperei a minha vida inteira para receber: o amor do meu pai.

Que todos vocês ganhem, nesse fim de ano, o que mais almejaram a vida inteira - em tamanho, em intensidade, em eternidade.

Beijos meus e das meninas. Não sumam.

sexta-feira, dezembro 12, 2008

Fotógrafos X - B&W Spider Awards



Tidet, by Chris Budgeon



Sweet dreams, by Ruud Peters



Geese in fly, by Ron Green

...



- Sinto que sempre conheci você.
- Eu também sinto isso.
- Sabe, eu mataria por você.
- [...]
- Você não?
- Essa é a diferença entre nós dois. Você mataria por mim. Eu me deixaria morrer por você.

quinta-feira, dezembro 04, 2008

Sumário

Meu avô me dizia que, quando ele nasceu, tinha um nome grande que terminava pequeno: Paulinho. Aí ele cresceu, e na escola era chamado de "Paulo de Tal", entre outros Paulos. Formou-se e acabou virando "Excelentíssimo Sr. Juiz Dr. Paulo Fulano Beltrano de Tal e Qual". Casou e virou de novo "Paulo". Teve um filho, e daí virou "papai" e depois, "pai".

No fim da vida, gostava de dizer que tinha sido resumido a uma sílaba: "Vô". Mas que aquela sílaba, inversamente ao "Excelentíssimo Sr. Juiz Dr. Paulo Fulano Beltrano de Tal e Qual", encerrava um universo que transcendia a sua própria existência.

segunda-feira, dezembro 01, 2008

Lembrete



Su, minha adorada;
[...] Você criou esse mundo que te parece mais rico e mais interessante. Mas a outra, a que você também é, caminha pra esse mundo toda vez que precisa. Me parece fascinante. Essa capacidade que vocês duas têm de se autoproteger e se refazer deve ser parte de teu processo de cura e de crescimento. Uma pessoa tão sensível, tão bela e tão profunda como você é, com teus poemas, tuas fotografias, tuas leituras, só sendo duas. Quer dizer, muitas, muitas. A mãe das meninas, a mulher que limpa o jardim depois das tormentas (literalmente também) e a maravilhosa Suzana Elvas que conhecemos nos blogs. Não pára, Su. Você ainda se considera fragmentada? Bem, um pouco somos todos. Mas nos momentos de plenitude somos todos os fragmentos juntos. Me parece que teu momento está chegando. E sem muitos medos de ficar no outro mundo. Nada disso. Eu te amo muito.

Nelly (La Mamacita da Lola)

Às vezes eu me pergunto "Ora bolas, pra que ter um blog? Já tenho tanta coisa pra fazer, e ainda tenho sempre que postar coisas interessantes ou aí aproveito pra chorar pitangas virtuais etc." Aí eu leio isso.
Do fundo do meu coração, obrigada pelo colo, D. Nelly. Eu estava precisando.