quarta-feira, junho 06, 2007

No meio do dia

Tem momentos na vida em que parece que você precisa sentar... e esperar. Em que o "E daí?" parece ser a resposta pra tudo. "Não consigo pagar minhas dívidas". E daí? "Não tenho nenhum ânimo para trabalhar". E daí? "Queria tanto voltar a fazer minhas aulas de canto, dançar novamente flamenco." E daí? "Preciso arrumar minha casa, organizar meus livros, limpar meus armários." E daí? "Preciso me sentir vulnerável, pedir ajuda quando for preciso, parar de bancar a orgulhosa, entregar os pontos, admitir algumas derrotas, mostrar-me falível". E daí?

"Minha saúde anda falhando demais". E daí? "Preciso entender se realmente gosto do que faço". E daí? "Preciso ganhar dinheiro com algo que me dê prazer." E daí?

Preciso simplesmente parar. PRECISO. Mas a culpa pelas contas atrasadas, pelas responsabilidades não cumpridas sempre aparece pra dizer: "E daí que você precisa parar? Você acha que alguém se importa com o que você PRECISA? Não, porque você TEM QUE. É isso que suas filhas esperam, seus clientes esperam, seus pais esperam. Todos esperam que você FAÇA. E daí que você precisa sumir e reavaliar tudo o que você tem feito, vivido, sentido? E daí?"

E daí?

6 comentários:

Lys disse...

Um dos maiores pesos para mim é ter que fazer o que os outros esperam de mim, porque, apesar de eu ser metidinha a independente, sempre penso demais nas conseqüências dos meus atos, e vou sempre pelo caminho que gere menos atrito (e que, em contrapartida, me causa mais frustração). Dizer "E daí?" é para os verdadeiramente fortes, neguinha, e, na hora do vamos-ver, eu sempre descubro que não sou um deles.

Suzana Elvas disse...

É inacreditavelmente preciosa, Lys, a maneira como, sem nunca ter me visto, sem saber como eu sou, o som da minha voz, do que eu realmente gosto ou lamento, o que me faz rir ou invariavelmente chorar, você consegue sempre acender aquela luz que vai me fazer andar com mais segurança no escuro.
Espero poder fazer o mesmo por você um dia.
Bjs

Anônimo disse...

Oi Suzana, respondendo ao seu comentario no blog: eu nao to trabalhando em editora nao, trabalho em casa mesmo, para as editoras! Mas os pepinos estao ai! Apesar disso nao tenho a minima vontade de trabalhar em editora nao, acho que o estresse seria dobrado! Bjs

mcpompeo disse...

eu entendo tanto.
acho que preciso me dizer e daí muitas vezes ainda.
mas é que não dá.
obrigada pelas palavras sempre carinhosas. quem sabe eu não consiga forças pra criar coragem e mandar tudo pra pqp e resolver minha vida do jeito que eu acho que deveria.
só que eu ando numa pausa, olhando tudo que eu tenho feito com uma certa distância e não tenho gostado do resultado.
e eu tenho tentado me lembrar que essa vida que eu tenho agora, é a única. é essa chance que eu tenho.
a cobrança, muito mais que externa, no meu caso, é interna.
eu estou divagando, até porque meus pensamentos não estão muito lineares ultimamente.
mas eu sei que entendo e sei exatamente pelo que você está passando.
beijos, querida

anouska disse...

eu acho que às vezes a gente tem que juntar coragem pra fazer algo por nós mesmos. me lembrou uma comparação besta: aquela história das máscaras de oxigênio no avião. primeiro você põe a sua, depois ajuda os outros a por as deles. em algumas circunstâncias precisamos nos colocar em primeiro lugar. bjs

Ana disse...

É por essas e outras que eu gostaria de ser herdeira, sabe?