terça-feira, abril 10, 2007

Big Cheese England

Primeiro, não surpreendentemente, você sente tédio e irritação. Então, pouco depois, e sem realmente desejar, você cai em um estado de paz, meditativo e quase-hipnótico. Você começa a respirar mais profundamente. Distrações periféricas – barulho de tráfico, telefones tocando – vão embora. Lá está você, e lá está o queijo. Nada mais.

É assim que o “Guardian” descreve a sensação de assistir a um dos grandes sucessos atuais da internet, a Cheddarvision.tv, que eleva à enésima potência o ridículo da febre dos reality shows. Pois esse é uma espécie de Big Brother com apenas um participante. O protagonista é um imenso pedaço de cheddar – aquele queijo inglês de leite de vaca, de pasta dura, branco-amarelada e não cozida, com o formato de um tambor. Não é à toa que ele merece o título de “rei inconteste da webcam aborrecida”. Se serve de consolo, o queijo-celebridade será leiloado quando a maturidade for alcançada.

Considerado pelo “Guardian” um clássico do culto à banalidade na net, a TV do cheddar funciona desde janeiro e já recebeu 900 mil page views de pessoas que acompanham online, em tempo real, a imperceptível maturação do queijo em uma fazenda em Somerset, no interior da Inglaterra.

O sucesso fez com que um vídeo fosse disponibilizado no YouTube com os melhores momentos (!) do primeiro trimestre de maturação. Na verdade é um filme em que os três meses são acelerados para caber em “eletrizantes” 40 segundos.

O Big Brother do Cheddar vai continuar até o final do ano. Enquanto isso, você pode ajudar a batizar o queijo. Isso mesmo, dar ao pedaço de cheddar um nome. Também é possível baixar um descanso de tela no site.

Com sua popularidade, o cheddar ganhou até uma página no MySpace (espécie de Orkut). E já tem mais de 500 “amigos”. Para quem interessar, o perfil diz que o queijo é capricorniano, solteiro e não quer ter filhos.

Luiz Antonio Ryff, "Coluna Nonsense", do No Mínimo

* Ah, sim, um queijo! Isso, sim, vale a pena assistir: um autêntico cheddar inglês. Alemão? Pfuuuhh... Não tá com nada! :op

4 comentários:

Anônimo disse...

Jesus... O que mais falta inventarem????

Madame disse...

eu estou chocada.

Anônimo disse...

Buenas.
EU estou mais chocado que Lili.
Tá ouvindo muito o Chet?
Se cuida, 29 beijos.

Ana disse...

Muito bom!