terça-feira, abril 10, 2007

Peculiaridades particulares


Monograma de Saladino

Cato qualquer produto que tenha caído da prateleira num supermercado - mesmo que não tenha sido eu a derrubá-lo.

Sempre choro ouvindo essa música. Sempre, sempre, sempre. E a Catatau chora comigo. E a Zé Colméia acha nós duas umas bobas. "É só uma história". Eu sei. Mas eu choro.

Tempestades me fascinam. Trovões me dão medo. Mas quando a água desaba, sou capaz de ficar em pé no meio da chuva gelada até que ela passe. Só pra sentir o cheiro que ela deixa.

Acho que os nomes dos filmes de antigamente eram muito mais interessantes que os de hoje em dia. "Meu ódio será tua herança" (The Wild Bunch) e "Assim caminha a humanidade" (Giants) são infinitamente mais interessantes que "As patricinhas de Beverly Hills" (Clueless) - e estou me atendo somente ao título, vejam bem.

Músicas essenciais numa ilha deserta: "Mustang Sally", "People get ready", "Bad love", "Wheel in the sky" (King Biscuit Flower Hour, please), "Catavento e Girassol", "Supertition", "Car wash". E outras, se der tempo de gravar um CD completo.

Marrom e vermelho são minhas cores. Dou vez ao verde, também.

Livros essenciais numa ilha deserta: "Memórias de Adriano". E me basta. Já foram mais, em outras épocas.

Filmes essenciais numa ilha deserta: "O julgamento de Nuremberg". Já foram mais, em outras épocas.

Nunca experimentei nenhuma droga. Nem maconha. Me lembro de, numa rodinha com amigos, eu dizer: "Não conheço ninguém que fume maconha". E ouvir um "Ué, você conhece todo mundo aqui, não conhece?".

Há 22 anos procuro um concerto de Mozart que ouvi uma vez só.

Acho o oboé o instrumento perfeito. Depois dele, o violino. Espero numa próxima vida aprender a tocar um dos dois. Ou me casar com um maestro de uma grande filarmônica - um dos meus desejos secretos.

Invejo profundamente quem sabe compor - sentimento extensivo a ilustradores de livros infantis, administradores de parques selvagens, velejadores e donos de pâtisseries em Paris.

Estudo com afinco a história das três maiores religiões do mundo: cristã, judaica, muçulmana - todas reverenciam o mesmo Deus. Os muçulmanos consideram judeus e cristãos "povos do Livro" - Jesus e Maria são citados no Alcorão, e uma das cinco preces que eles rezam por dia é dedicada ao Cristo. Deus dá fé a quase toda a população religiosa do planeta - e os homens fazem questão de dividi-la.

Meus cheiros favoritos: jasmim, canela, terra molhada, pinheiros, pão, o mar.

Nenhum comentário: