segunda-feira, março 08, 2010

Recuso-me a usar esse clichê*

Sábado de temporal.
Depois de esperar baixarem as águas do Rio Carioca (que desce qual uma pororoca urbana do Cosme Velho até a Praia do Flamengo), fiquei uma hora e meia tentando pegar um táxi. Quando consegui, a chuva já estava apertando de novo. Ao descer do carro e abrir o portão já estava encharcada - claro, vestida de branco, como não poderia deixar de ser.

Ao término dos 70 degraus, um véu de noiva descia por baixo do portão. Sem luz, com o clarão de um raio vi duas figurinhas molhadas e assustadas, espremidinhas no último quadradinho seco da varanda, com cara de "Meu Deus, onde ela está?" - que imediatamente mudou para "GRAÇAS A DEUS VOCÊ CHEGOU!".

Todos os ralos entupidos com toneladas de folhas-e-coisas-moles-que-eu-me-recuso-a-pensar-no-que-deveriam-ser. A água descia numa torrente do terraço. As folhas que não conseguiram entupir o ralo de cima desceram os degraus e se enfiaram por baixo do portão dos cachorros e pelo ralo da varanda - a água, passando por cima dos dois, já estava invadindo a cozinha.

Uma hora depois - dez da noite, mas quem estava contando? - os cachorros roncavam na cozinha, secos, e eu enrolada num roupão me recusava a me mexer no sofá do meu quarto.

As delícias de se morar numa casa em Santa Teresa.

* Porque a Globo já usou "Águas de março" ad nauseum.

3 comentários:

Anônimo disse...

Você só escreve bem...
quando o texto não é seu!
Suas histórias são tristes e não tem poesia...
Sua vida é medíocre...
Deveria escrever em um diário, e poupar as pessoas dos seus pensamentos pobres, muitas vezes mesquinhos e até malvados.

Anônimo disse...

Crianças assustadas sozinhas em casa.... não é bonito de se ler!

Suzana Elvas disse...

Anônimo;

Meu blog é meu diário; quem quiser lê, quem não quiser não lê e é poupado da minha vida medíocre.

E as "crianças assustadas sozinhas em casa" são os meus cachorros. Se quiser cuidar dos dois enquanto eu vou trabalhar, por favor identifique-se que ficarei feliz em mandar os dois para você dar uma olhadinha.