quinta-feira, maio 17, 2012

Daqui a pouco

Querer fazer é uma coisa. Ter a ideia, todos os detalhes na cabeça, a evolução natural do negócio até aquela loja ali na galeria - eu passo por ela quase todo dia, e as meninas já falam "olha mãe, ninguém alugou ainda" (quando o cartaz de "aluga-se" uma vez sumiu da vitrine, as duas olharam pra mim com cara de pêsames, e eu juro que o beicinho da Catatau deu aquela tremida básica de canceriana) - então, tudo no seu cérebro, menos como começar.

Bom, vai ser um site, óbvio. A única ferramenta que eu conheço é esse blogspot que vos fala. Eu quero fazer no Wordpress, e depois, quando (e se) o negócio decolar, migrar para um site com domínio pago etc e tal. Os conformes. Mas fazer todo o layout, procurar as imagens, colocar os textos, dividir as seções. Montar a coisa. Pensar que, se der certo, eu vou ter que dar adeus à vida de assalariada. Porque as duas coisas eu não vou conseguir fazer. E ter que vender o produto - o site e a ideia dele - pra conseguir que ele seja rentável.

Medo. Muito, MUITO medo. Eu nunca fiz nada pra mim dessa envergadura. Mas ao mesmo tempo eu faço em dois meses 46 anos. Não tenho casa própria, não tenho dinheiro guardado. Se eu morrer amanhã meus pais vão ter que pagar meu enterro. Vou deixar dívidas de herança para as minhas filhas. Não me relaciono com ninguém já quase uma década. O que diabos eu estou esperando pra realizar um sonho meu?

"Eu não sei", sempre diz sorrindo o diabo da procrastinação.

4 comentários:

MegMarques disse...

Olá Suzana,

É muito comum ter grande dificuldade em dar o passo inicial no próprio negócio. Quase todo mundo passa por isso.

Sugestões:
Procure o SEBRAE (http://www.sebrae.com.br/) da sua cidade, eles vão te dar o passo-a-passo de como começar e dicas valiosas de como tocar o negócio.

Outra coisa que pode ajudar muito: uma incubadora de empresas. Veja se acha alguma na sua cidade (universidades federais quase sempre têm uma incubadora) e apresente o projeto que vc tem em mente. Se for selecionada, eles vão te ajudar a montar a ideia, vão te dar a infraestrutura inicial e te cobrar resultados, o que é bom pq obriga a gente a se mexer.

Outra coisa que pode ser boa:
encontros entre empreendedores e investidores, organizados por empresas especializadas. Ou seja, vão juntar pessoas que têm boas ideias, mas não sabem como colocá-las em prática com pessoas que têm dinheiro e experiência para colocar em prática as boas ideias dos outros.

Ótima sorte para vc!

BiaZ disse...

Sou leitora assidua de seu blog. Gosto das indagações e de seu posicionamento face ao dia a dia da vida.

Como disse MegMarques abrir um negócio próprio dá sempre frio na barriga, mas mesmo quando não dá certo (o meu caso) dá uma satisfação enorme de ter realizado algo.

Vá em frente! Siga seus sonhos!

Abraços
Bia

Karina disse...

acompanho o blog tem um tempo.
vim pra dizer que não dá pra ter um negócio e continuar trabalhando.
eu tentei e "fui passada pra trás" pela minha sócia.
vim pra dizer pra vc arriscar.
se não der certo vc fecha e procura trabalho.
mas tem q arriscar.
tem q seguir em frente!
tem q acreditar!
boa sorte!!!

K disse...

Nada a ver com o post.So pra dizer que meu Jujuba,assim como sua Catatau, também é canceriano.E que a Meg ai em cima é uma velha querida minha.