segunda-feira, março 31, 2008

Ao persistirem os sintomas



Às 3 horas de uma manhã de fevereiro de 1976, houve um terremoto na Guatemala. Morreram 23 mil pessoas e 75 mil ficaram feridas. O mundo espantou-se, apertaram-se as mãos e despejou-se auxílio sobre os centro-americanos atingidos.

A Organização das Nações Unidas para o Socorro a Desastres (Undro), a Cooperativa para o Socorro Americano em Todo o Mundo (Care), o Serviço Católico de Socorro (CRS), e o Escritório Norte-Americano de Assistência a Desastres no Exterior (Ofda) atingiram-nos como mísseis intercontinentais. A Care o e CRS levaram rapidamente 25 mil toneladas de alimentos aos guatemaltecos. Eles não precisavam de comida. O milho produzido localmente perdeu um terço do valor. Os fazendeiros locais foram arruinados.

Cento e cinqüenta toneladas de remédios chegaram instantaneamente, incluindo anticoncepcionais, alguns misteriosos tabletes produzidos em 1934, tranqüilizantes, remédios para diminuição da pressão arterial e variadas amostras para médicos americanos. Três farmacêuticos guatemaltecos tentaram separá-los, mas depois de três meses cavaram um buraco e enterraram tudo.

Os médicos chegaram em aviões lotados, com hospitais pré-fabricados. Ninguém falava espanhol. Os médicos e as enfermeiras locais estavam atacando vorazmente o trabalho, e em uma semana seus hospitais estavam operando normalmente. O hospital americano foi montado de qualquer maneira e cuidou de pacientes a um custo de US$ 70 mil, cada.

...

Os South Downs mergulham no Canal da Mancha em Beachy Head, um penhasco escarpado em 180 metros de altura, puro gesso, brilhando ao sol como o sorriso de uma atriz. [...] As pessoas já pulavam de Beachy Head antes de Santo Agostinho ter chegado à costa em Thanet para converter os anglo-saxões em 596. [...] Assim como outras atividades ao ar livre bem divulgadas, os participantes recentemente aumentaram [de 4 em média em 1965] de forma contínua. Em 1971, foram dez; em 1976, 16; e 12 em 1979. [...]

Mas o terrível registro estacionou brilhantemente. Desde 1975 a taxa de suicídios em Beachy Head caiu para a metade. Isso foi conseguido sem nenhuma obra elaborada, nenhuma vigilância complicada, e nenhuma despesa pública adicional. Apenas mudaram o médico-legista local.

O novo homem precisava de maior persuasão para aceitar que seus pacientes pretenderam pular. Os bebedores de uísque, por exemplo, receberam o benefício de não estarem em condições de decidir claramente uma coisa ou outra. Das 20 mortes registradas em Beachy Head no período entre 1965 e 1969, 65% eram suicidas. Das 65 mortes em 1975-79, apenas 32% o eram, uma queda de 33% em dez anos.

Isso representa um avanço sensacional na medicina preventiva. [...] Felizmente para a humanidade, o princípio de Beachy Head está sendo adotado em outros campos da medicina. Esse método, por exemplo, já erradicou a cólera de vários pequenos países tropicais, anotando-se nos atestados que a causa da morte foi diarréia de verão. [...] Qualquer causa de morte é uma questão de opinião honesta.

Richard Gordon, "Os grandes desastres da medicina"
Editora Ediouro, 1997.

Nenhum comentário: