sexta-feira, maio 27, 2011

Vida que segue

Existe um livro que lerias e relerias várias vezes?
Existe: Ensaio sobre a cegueira, de Saramago. Por causa do Cão das Lágrimas.

Existe algum livro que começaste a ler, paraste, recomeçaste, tentaste e tentaste e nunca conseguiste ler até ao fim?
A montanha mágica (Thomas Mann). Três páginas de diálogos em francês (mesmo eu tendo sido menininha do Franco Brasileiro) foram demais. Pra rimar: nunca mais.

Se escolhesses um livro para ler para o resto da tua vida, qual seria ele?
Memórias de Adriano (Marguerite Yourcenar).

Que livro gostarias de ter lido mas que, por algum motivo, nunca leste?
Ulisses (James Joyce). Sempre tive a audácia de pensar que, a despeito de qualquer tradutor, ler em português seria perder metade da obra - e lê-lo com meu inglês, a totalidade.

Que livro leste cuja "cena final" jamais conseguiste esquecer?
A jogadora de go (Shan Sa, tradução primorosa de Adriana Lisboa). Quando penso nela ainda hoje me falta o fôlego.

Tinhas o hábito de ler quando eras criança? Se lias, qual era o tipo de leitura?
Meu pai assinava o Círculo do Livro, então eu li, além do indefectível Sítio do Pica-pau Amarelo, os clássicos infanto-juvenis, como Mulherzinhas (Louisa May Alcott), O apelo da selva (Jack London) e A Ilha do Tesouro (Robert Louis Stevenson), entre outros. Aos 11 anos li, escondido do meu pai (que havia proibido terminantemente que eu pusesse as mãos na coleção) a série Os reis malditos (Maurice Druon). Além do choque com a história em si aprendi o que era ser um adulto - que pode escrever cruamente ou pensar coisas doces que parecem vir da cabeça de um menino, como em O menino do dedo verde (do mesmo Druon). Li ainda muita Mônica e Cebolinha, Luluzinha e Brotoeja, mas também todos os almanaques Tico-Tico da minha mãe. Aliás, dois livros que marcaram minha infância vieram da estante de lembranças dela: Clarita da Pá Virada (Maria Clarice Marinho Villac) e Os desastres de Sofia (Condessa de Ségur).

Qual o livro que achaste chato e mesmo assim leste até o fim? Por quê?
Dom Casmurro (Machado de Assis). Fui obrigada a ler com 9 anos para a escola, e passei dias na primeira página. Enrolei o quanto pude, pulava trechos inteiros. Aos 25 anos redescobri Machado e hoje sou sua maior divulgadora aos meus amigos no exterior (e tenho um orgulho besta de ver seu nome em Gênio, uma seleção de 100 grandes escritores celebrados por Harold Bloom como as mentes mais brilhantes da criação literária universal).

Indica alguns dos teus livros preferidos.
Os citados nesse meme e mais qualquer coisa de Saramago antes de Ensaio sobre a Cegueira, qualquer coisa de Julio Cortázar e qualquer coisa de Ítalo Calvino (inclusive seu infantil).

Que livro estás a ler neste momento?
Caçadores de obras-primas (Robert M. Edsel) e relendo Deus, uma biografia (Jack Miles) e O diabo dos números (Hans Magnus Enzensberger).

Um comentário:

Juliana disse...

ih, círculo do livro tb me rendeu um montão de livros na infância.

Ensaio sobre a Cegueira é um que não consigo reler. Aquilo lá foi pior que soco no estômago.